O reggae brasileiro volta a ocupar a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, neste sábado (9), com a chegada da turnê “Maneva – 20 Anos – Origem”.
No palco, Tales de Polli (voz), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria) celebram duas décadas de trajetória com um espetáculo que, segundo a banda, carrega maturidade e frescor na mesma medida.
A relação com a capital baiana vai muito além da agenda de shows. “A gente sabe das potências de Salvador: Edson Gomes, Sine Calmon, Adão Negro, são artistas que moldaram também o som do Maneva. Salvador é um lugar que carrega história, alma, energia e tem uma conexão profunda com a música. Fazer reggae na Concha, celebrando 20 anos de carreira, é simbólico demais”, afirma Tales, em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia.

Foto: Divulgação
O grupo guarda memórias especiais da cidade, especialmente da primeira apresentação na Concha Acústica. “Foi inesquecível. A proximidade com o público, a energia única daquele lugar… Existe uma mística ali que é difícil explicar. Foi um daqueles shows que marcam a gente de verdade”, recorda o vocalista.
Com a turnê “Origem”, a proposta não é apenas revisitar o passado, mas reafirmar a relevância do Maneva no presente.
“Celebrar 20 anos de carreira não significa olhar só pro passado, mas reconhecer a nossa trajetória com os pés firmes no presente. O reggae é atemporal, e quando ele se mistura com verdade, espiritualidade e afeto, ele se renova com cada geração”, diz.

Foto: Divulgação
A apresentação em Salvador integra uma agenda que já passou por festivais como Virada Cultural, João Rock, Coolritiba e ID Rio, e segue para cidades como Porto Alegre e eventos em Minas Gerais.
No repertório, sucessos como “Saudades do Tempo”, “Pisando Descalço” e “Seja Para Mim” ganham novos arranjos e dialogam com a cenografia projetada para a turnê.
A conexão com a Bahia vai além da música. Para traduzir a essência da “Origem” em um prato típico, a escolha do grupo é direta: “Acarajé! O acarajé da Bahia não tem igual, é cheio de sabor, personalidade e tem aquele tempero baiano que conquista”, concluiu.
A apresentação da Maneva começa às 19h, na Concha Acústica. Por enquanto, ainda há ingressos disponíveis no site da Sympla.