A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece até o dia 10 de agosto, chegou em sua nona edição com novidades. Neste ano, o evento recebe pela primeira vez a participação da Vale do Dendê, que criou a Casa Motiva, um espaço dedicado à celebração da literatura afro no Centro Histórico de Salvador.
Localizada na Rua das Laranjeiras, no coração do Pelourinho, a Casa Motiva tem promovido uma programação diversa que combina literatura, poesia e afrofuturismo. O espaço oferece música, concurso de crônicas e rodas de conversa, reunindo autores nacionais e internacionais para debater e celebrar a produção literária negra.
Um dos destaques da programação está o lançamento do romance “De pé tá pago: migração, margem e memória”, do escritor marfinense GauZ, marcado para sábado (9). O livro, que aborda experiências do autor como segurança em lojas francesas, foi vencedor do Prix des Libraires Gibert Joseph, em 2014, e finalista do International Booker Prize em 2023, na versão em inglês intitulada Standing Heavy.
A Flipelô é gratuita e aberta ao público. A programação completa da Casa Motiva está disponível no site oficial do evento: flipelo.com.br.