No dia em que Preta Gil faria 51 anos, cantora coleciona homenagens

No dia em que Preta Gil faria 51 anos, cantora coleciona homenagens

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Reprodução

Publicado em 08/08/2025 às 12:46 / Leia em 2 minutos

Nesta sexta-feira (8), data em que completaria 51 anos, a cantora Preta Gil foi lembrada em diferentes homenagens pelo Brasil. A artista morreu em 20 de julho, após enfrentar um câncer, e desde então tem sido alvo de diversos tributos.

No Rio de Janeiro, uma das ações é o Circuito dos Blocos de Rua Preta Gil, criado por decreto do prefeito Eduardo Paes. Placas com o nome do circuito já foram instaladas em vias do Centro da cidade, marcando o trajeto dos megablocos no carnaval carioca — percurso que a cantora seguiu por quase 15 anos à frente do Bloco da Preta.

O nome da artista também batiza o palco da nova temporada do programa TVZ Ao Vivo, do Multishow. O “Palco Preta Gil” homenageia a trajetória da cantora e sua ligação com a atração, que ela apresentou na primeira temporada de 2024.

Outro tributo veio dos irmãos Paulo e Pedro Terra, que pintaram um mural com a imagem de Preta sorrindo e fazendo um gesto de agradecimento. Ao lado, Gilberto Gil, seu pai, é retratado enviando um beijo. “Não poderíamos deixar de fazer esse grande mural em homenagem a Preta Gil, que lutou bravamente pela sua vida e, ao seu lado, o pai, Gilberto Gil, lhe mandando um beijo de adeus”, escreveu Paulo nas redes sociais.

O Crematório da Penitência, onde Preta foi cremada, também montou um memorial com uma escultura, um batom da cantora e mensagens deixadas por familiares.

Segundo a família, as cinzas da artista foram divididas conforme sua vontade. Parte será levada ao cais baiano onde ela costumava se sentir em casa; outras porções serão destinadas a locais escolhidos pelos familiares e amigos. Uma parte será transformada em diamante como forma de eternizar sua memória.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia