Em sessão especial realizada nesta sexta-feira (8), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu duas importantes honrarias a personalidades dos meios jurídico e diplomático. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, recebeu o Título de Cidadão Baiano, enquanto o cônsul honorário do Brasil na Itália, Manoel Ricardo Calheiros d’Ávila, foi agraciado com a Comenda 2 de Julho, maior condecoração concedida pelo Parlamento baiano.
A cerimônia foi conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, que destacou as trajetórias de ambos os homenageados. A iniciativa partiu do deputado federal Diego Coronel (PSD), à época parlamentar estadual, com a sessão requerida por seu irmão, o deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD).
Durante os discursos, o senador Angelo Coronel (PSD), também presente, enalteceu o papel dos condecorados na defesa da justiça e na promoção internacional do Brasil.
Em sua fala, o cônsul Manoel Ricardo Calheiros d’Ávila destacou a coincidência de ser homenageado no mesmo dia que o amigo de longa data, o ministro Moura Ribeiro, a quem dedicou parte do seu discurso. Em um momento marcante, leu o prefácio do livro Liber Amicorum, escrito pela esposa do ministro, a desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves.
Já o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro se emocionou ao receber a cidadania baiana. Natural de Santos (SP), ele fez referências à música, literatura e fé para falar de sua trajetória e destacou a importância da dignidade humana na prática do Direito.
A mesa da solenidade contou com autoridades dos três poderes, incluindo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, além de representantes do TJ-BA, MP-BA, TRF1, TRT5, TRE-BA, Defensoria Pública e OAB-BA.