Um dos grandes nomes do samba brasileiro, Arlindo Cruz já foi tema de enredos de importantes escolas de samba. O artista, que morreu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, recebeu uma de suas homenagens mais marcantes no Carnaval de 2023, pela Império Serrano, agremiação de seu coração.
Mesmo afastado dos palcos desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2017, Arlindo protagonizou um dos momentos mais emocionantes daquele ano na Sapucaí. Com o enredo “Lugares de Arlindo”, a verde e branca celebrou a trajetória artística e pessoal do sambista.
Na época, o cantor cruzou a avenida no último carro, acompanhado da esposa, Babi, e de outros familiares. A alegoria, que representava um bar, trazia uma escultura gigante de Arlindo tocando banjo e ostentando a coroa da escola. Sua participação foi cercada de cuidados médicos e emocionou o público presente.
Apesar do momento marcante, a Império Serrano terminou o Carnaval de 2023 na última colocação e foi rebaixada para a Série Ouro.
Essa não foi a única vez que Arlindo Cruz foi celebrado no Carnaval. Em 2019, a X9 Paulistana, de São Paulo, também dedicou seu desfile à vida e obra do sambista. Na ocasião, a escola recebeu elogios pela homenagem, mas terminou em 10º lugar na classificação geral.
Arlindo Cruz descanse em paz. Quando vi a notícia não pude deixar de lembrar da linda homenagem que ele recebeu em vida do Imperio Serrano em 2023. pic.twitter.com/ONmY0JTKw2
— petero☀️ (@petersopinioes) August 8, 2025