Uma estudante de medicina viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (7), após anunciar uma cirurgia de laqueadura aos 22 anos, procedimento de esterilização feminina. Através de sua postagem, a moça comemorou o resultado, que para ela representava a realização de um sonho.
“Laqueada aos 22, sem marido e sem filhos. Realizei meu sonho”, escreveu Gael Ribeiro do Nascimento, que completou a publicação com uma mensagem irônica do livro Memórias Póstumas de Bás Cubas: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria”.
Em entrevista à Band, a jovem explicou que a cirurgia sempre foi um desejo e que nunca se sentiu confortável com a ideia da maternidade. Para ela, a laqueadura não foi uma perda, mas sim uma conquista de liberdade.
“Muita gente diz que é precipitado, que eu vou me arrepender. Mas são nove anos ouvindo essas opiniões, e nada mudou dentro de mim. Ao contrário, só reafirmei minha certeza”, diz.
Apesar de possuir plano de saúde desde os 9 anos, Gael optou por realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após enfrentar diversas negativas do sistema privado. Para ser aprovada, ela passou por avaliação médica, palestras de planejamento familiar e cumpriu um período obrigatório de 60 dias para reflexão.
Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia de laqueadura pode ser feita por mulheres a partir dos 21 anos. Gael contou que a operação durou uma hora e meia, foi feita em uma terça-feira, e que ela recebeu alta no mesmo dia. “A recuperação está sendo tranquila”, comemorou.
Laqueada aos 22, sem marido e sem filhos. Realizei meu sonho ❤️ pic.twitter.com/TRvtxbo03L
— Catnip 🐈⬛ (@galadrimel) August 6, 2025