SuperBahia 2025 tem início com assinatura de cooperação para inclusão da agricultura familiar no varejo

SuperBahia 2025 tem início com assinatura de cooperação para inclusão da agricultura familiar no varejo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Wuiga Rubini/GOVBA

Publicado em 07/08/2025 às 12:41 / Leia em 4 minutos

Com a expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes e gerar um volume de negócios estimado em R$ 650 milhões, a SuperBahia 2025, maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, iniciou suas atividades na noite desta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador. Em sua 14ª edição, o evento segue até sexta-feira (8), promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), com apoio do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Autosserviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e do Governo do Estado.

Durante a cerimônia de abertura, Jerônimo Rodrigues ressaltou a relevância do evento para a economia baiana, que nesta edição reúne 200 empresas nacionais e internacionais. “Esta feira é um exemplo concreto de como a Bahia está avançando. O apoio do Governo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, o aquecimento do mercado de varejo, das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda e atração turística”, afirmou.

O governador também comentou os impactos da nova taxação norte-americana sobre produtos brasileiros, destacando a importância de fortalecer o mercado interno. “Percebemos o quanto é importante termos um mercado nacional forte e atuante, como essa rede de supermercados da Bahia, e esse evento mostra o quanto somos potentes”, disse.

O Governo da Bahia participa da SuperBahia por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Turismo (Setur-BA), com a Vila da Agricultura Familiar. No espaço, 43 empreendimentos da agroindústria familiar expõem seus produtos em um empório exclusivo e realizam rodadas de negócios com o setor supermercadista.

“São alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar baiana, dos quatro cantos do estado que estão chegando aqui para a SuperBahia 2025, para adentrar de uma vez por todas nas prateleiras dos supermercados”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

A feira representa uma oportunidade estratégica para a União das Cooperativas de Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes), conforme destacou o diretor-presidente, Ícaro Rennê. “É de grande importância colocar os nossos produtos aqui dentro, onde estamos apresentando a qualidade e a diversidade da nossa agricultura familiar. Através da Unicafes, as cooperativas de todo o interior da Bahia, juntamente com o nosso centro de distribuição, localizado aqui em Salvador, conseguem atender todos esses mercados, que vão encontrar aqui o flocão, o mel, as cervejas artesanais de caju, umbu, e diversos produtos como frutas desidratadas, iogurtes”, disse.

No primeiro dia da SuperBahia 2025, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Abase e a CAR para o desenvolvimento de ações que incentivem a aquisição de produtos da agricultura familiar pelos supermercadistas.

Inovação e oportunidades

A programação da feira vai além da exposição. Nesta edição, mais de 20 palestras estão previstas, com o tema central “Varejo Inteligente: Conectando Tecnologia e Consumo”, abordando ferramentas inovadoras como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) aplicadas ao comércio.

Outro destaque é a terceira edição da Caravana #PartiuSuperBahia, que traz cerca de 500 supermercadistas de 24 municípios do estado, incluindo Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães, ampliando o acesso à capacitação e ao networking.

Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, a primeira mulher a ocupar o cargo em meio século de história da entidade, “a SuperBahia é o ambiente ideal para conectar empresas, inovar e transformar o setor”. Ela ainda pontuou que o setor emprega muitas pessoas e representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Compromisso social

Reforçando sua vertente social, a SuperBahia mantém, pelo terceiro ano consecutivo, um espaço dedicado ao Programa Bahia Sem Fome, com estande para arrecadação de alimentos logo na entrada do evento. A Abase segue como parceira da campanha, com o compromisso de dobrar as doações recebidas durante a feira, como fez nas edições anteriores.

Incentivos e política fiscal

Fruto do diálogo com o setor supermercadista, o Governo do Estado reduziu o ICMS sobre pescados de 20,5% para 12%. Em vigor desde o início deste semestre e válido até 2026, o incentivo fiscal visa tornar os preços mais competitivos e ampliar a margem de lucro para comerciantes.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia