Fiocruz firma parceria para produzir canetas emagrecedoras no Brasil

Fiocruz firma parceria para produzir canetas emagrecedoras no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 07/08/2025 às 14:58 / Leia em 2 minutos

A Fundação Oswaldo Cruz  e a farmacêutica brasileira EMS firmaram parceria para a produção de liraglutida e de semaglutida, princípios ativos de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, usadas no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Em nota conjunta divulgada nesta quinta-feira (7), as instituições informaram que o acordo prevê a transferência da tecnologia completa de fabricação: tanto da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) quanto da formulação final do medicamento.

Inicialmente, a produção dos medicamentos será realizada na fábrica da EMS em Hortolândia, em São Paulo, até que toda a tecnologia de produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro. Ainda não há prazo definido para que a produção seja totalmente nacionalizada

“As injeções subcutâneas oferecem uma abordagem de alta eficácia e são consideradas inovadoras para o tratamento de diabetes e obesidade, marcando mais um avanço significativo da indústria nacional no desenvolvimento de soluções de alta complexidade”, destaca o comunicado.

Para a EMS, os acordos representam um marco histórico para a indústria farmacêutica brasileira. A Fiocruz destacou que unir forças com parceiros públicos e privados permite somar excelência e inovação e ampliar seu portfólio de produção.

A Farmanguinhos citou que a produção inaugura a estratégia da Fiocruz de se preparar também para a produção de medicamentos injetáveis, com a possibilidade de incorporação de uma nova forma farmacêutica, além de fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia