Entrevista do presidente Lula ao ‘New York Times’ atinge recorde nas redes sociais; aos detalhes

Entrevista do presidente Lula ao ‘New York Times’ atinge recorde nas redes sociais; aos detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Victor Moriyama/The New York Times

Publicado em 07/08/2025 às 10:38 / Leia em 2 minutos

A entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao The New York Times, publicada no último dia 30 de julho, segue movimentando as redes sociais. De acordo com levantamento feito pela FGV Comunicação, a matéria com o presidente brasileiro se tornou o post com mais interações no Instagram do NYT em 2025, com mais de 746 mil comentários e curtidas.

Na entrevista ao jornalista Jack Nicas, Lula criticou a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e afirmou que o Brasil “não aceitará ser tratado com subserviência” pelo líder norte-americano. “Estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência. Trato todos com muito respeito. Mas quero ser tratado com respeito”, afirmou o brasileiro.

Lula também classificou o anúncio das tarifas como um desrespeito à soberania nacional e criticou a forma como foi feito — diretamente por Trump em sua rede social, a Truth Social. Na ocasião, ele também reforçou que está aberto ao diálogo, mas sem abrir mão da dignidade brasileira. “Reconhecemos o poder dos EUA, mas não temos medo, temos preocupação”, declarou. Ele ainda alertou que os consumidores americanos sentirão os impactos das tarifas, com o aumento dos preços de produtos brasileiros.

O New York Times destacou que nenhum outro líder global tem confrontado Trump tão diretamente quanto o presidente brasileiro, descrevendo Lula como “possivelmente o estadista latino-americano mais importante deste século”.

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia