Torneio mundial de capoeira, em Salvador, divulga lista de participantes

Torneio mundial de capoeira, em Salvador, divulga lista de participantes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Reprodução

Publicado em 07/08/2025 às 15:25 / Leia em 3 minutos

A quarta edição do Red Bull Paranauê, competição internacional de capoeira, será realizada no próximo dia 23 de agosto, em Salvador. O evento volta a ocupar a Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, com entrada gratuita. A disputa reunirá 16 atletas de diferentes regiões do Brasil e da Argentina, refletindo a diversidade de estilos, histórias e origens presentes na capoeira.

Na categoria masculina, os competidores são: Arthur Fiu (São Paulo), Kakinho (Serrinha-BA), Foguinho (Teresina-PI), Cacique (Salvador-BA), Rian (Salvador-BA), Ninjinha (Itabuna-BA), Meia Lua (Petrolina-PE) e o atual bicampeão Gugu Quilombola (São Paulo).

Entre as mulheres, estão confirmadas: Aranha (Alagoinhas-BA), Borrachinha (Pojuca-BA), Catarina (Porto Seguro-BA), Clari (Buenos Aires, Argentina), Dendê (Assis Chateaubriand-PR), Florzinha (Salvador-BA), Navalha Fiu (São Paulo) e a bicampeã Bibinha Origem (Salvador-BA).

A competição será realizada em formato eliminatório, com duelos individuais nas categorias feminina e masculina. Antes de cada batalha, os capoeiristas giram uma roleta que define o toque do berimbau — Angola, Regional ou Contemporânea — e, consequentemente, o estilo da disputa. Segundo Navalha Fiu, de São Paulo, “um bom capoeirista joga o que o berimbau mandar”.

A seleção dos participantes foi feita por um grupo de mestres convidados, incluindo nomes como Mestre Preguiça, Mestra Bel, Mestre Mago, Mestra Vanessa e Mestre Jelon. Os nomes escolhidos foram submetidos à validação dos jurados oficiais do evento: Mestre Nenel (Bahia), Mestre Maurão (São Paulo) e Mestra Nani (Bahia), além do curador Mestre Sabiá.

Para Gugu Quilombola, bicampeão do torneio, a experiência vai além da competição: “O que mais me marcou foi a alegria dos Mestres das primeiras gerações da capoeira ao celebrarem este evento. É uma grande festa pela arte que une e contempla gerações”.

A argentina Clari, uma das representantes internacionais, destaca a importância da visibilidade: “Participar desse evento mostra que a capoeira da Argentina é considerada. É representatividade, e ajuda a abrir espaços para outras mulheres, capoeiristas e mães”.

O júri técnico será formado por três mestres de referência, cada um representando uma das vertentes da capoeira: Mestre Nenel (Regional), Mestre Maurão (Contemporânea) e Mestra Nani (Angola). A edição 2025 do Red Bull Paranauê tem apoio da Prefeitura de Salvador e promete reunir tradição, inovação e celebração da cultura afro-brasileira no centro histórico da capital baiana.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia