A exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, primeira individual da artista plástica e designer baiana Goya Lopes, entra em reta final e segue em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia até domingo (10). A mostra propõe uma reflexão visual sobre ancestralidade, espiritualidade e tempo, e contará com visitas guiadas com a artista de quinta-feira (7) a sábado (9).
Com mais de 50 anos de carreira, Goya é reconhecida por suas estampas com cores vibrantes e formas simbólicas que traduzem narrativas afro-brasileiras e popularizam sua estética em vestuário, objetos e ambientes. Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer desde obras de sua formação acadêmica na Escola de Belas Artes da UFBA, passando por sua experiência na Itália, até sua consagração como referência no design e na arte têxtil brasileira.
Entre os destaques da programação do MAM-BA neste fim de semana, também está a edição especial da Jam no MAM, que acontece no sábado (9), às 18h, com uma homenagem especial ao maestro Letieres Leite. O evento contará com participação da Orkestra Rumpilezz, fundada pelo músico, que faleceu em outubro de 2021, em decorrência de complicações de Covid-19. A entrada é gratuita.