Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia
A Holiste Psiquiatria promoveu, na última quinta-feira (31), um encontro no restaurante Amado, em Salvador, para apresentar o conceito de sua Residência Terapêutica (RT) a profissionais da saúde mental. O evento reuniu psiquiatras, neurologistas, geriatras, psicólogos, médicos paliativistas e outros especialistas da área.
Durante a apresentação, a acompanhante terapêutica Isabel Castelo Branco, a psicóloga Caroline Severo e a psiquiatra Fabiana Nery detalharam o funcionamento da RT, voltada para pacientes psiquiátricos crônicos que não respondem mais aos tratamentos convencionais.
Coordenadora do Centro de Estudos Holiste, Fabiana Nery destacou a RT como uma alternativa inovadora de cuidado:
“É uma oportunidade de recomeço, com mais autonomia, qualidade de vida e reintegração social e familiar”, afirmou.
A psicóloga Caroline Severo reforçou o modelo de suporte diário oferecido pela equipe multidisciplinar da residência, que atua 24 horas por dia. A proposta permite que o paciente mantenha atividades externas, como estudo, trabalho e lazer, com acompanhamento da equipe de referência — o que difere de uma internação tradicional.
Já Isabel Castelo Branco explicou que o principal objetivo é resgatar a autonomia e estimular o contato do paciente com o mundo fora da RT:
“A ideia é retirar o paciente de uma posição passiva diante da vida. Nosso papel é ajudá-lo a superar as barreiras impostas pelos transtornos mentais para levar uma vida mais autônoma e plena”, pontuou.
Veja fotos: