Flipelô 2025 começa nesta quarta (6) com programação gratuita no Pelourinho

Flipelô 2025 começa nesta quarta (6) com programação gratuita no Pelourinho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do Correio

Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

Publicado em 06/08/2025 às 08:00 / Leia em 4 minutos

A nona edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) começa nesta quarta-feira (6), com uma programação inteiramente gratuita que se estende até domingo (10). A abertura oficial será às 19h, no Largo do Pelourinho, com o musical “Os Dias Bem-Amados: Vida e Obra de um Autor Baiano”, dirigido por Gil Vicente Tavares. O espetáculo presta homenagem ao dramaturgo baiano Dias Gomes (1922–1999), escolhido como personalidade central da edição deste ano.

O evento reúne escritores de diferentes partes do Brasil e nomes de destaque da cena literária internacional, como a norte-americana Tracy K. Smith, a indiana Shelly Bhoil, a portuguesa Anabela Mota Ribeiro, a chilena Andrea Jeftanovic e o argentino Leopoldo Castilla.

Entre os destaques estrangeiros está o marfinense Armand Patrick Gbaka-Brédé, mais conhecido como Gauz. Com 54 anos, o escritor é celebrado por abordar em suas obras temas como imigração, colonização, trabalho e identidade. Em 2018, venceu o Grand Prix Afrique pelo livro “Camarade Papa”, ambientado em 1880, que narra a história de Dabilly, um jovem que foge da França e de uma carreira industrial em busca da aventura colonial africana. Em 2023, Gauz foi selecionado para o International Booker Prize.

O autor participa no sábado (9), às 11h, do encontro “Com a Palavra, o Escritor”, mediado por Ana Rosa Neves Ramos, na Casa Motiva, com o tema “Migração, Margem e Memória”. Também integra a programação internacional o moçambicano Adelino Timóteo, que participa da mesa “Conversas Transatlânticas”, na sexta-feira (8), às 11h, no mesmo espaço, com mediação de Iuri Barreto.

A Casa Motiva, estreante na Flipelô, funcionará na Casa Vale do Dendê, na Rua das Laranjeiras. No sábado (9), às 17h30, recebe Tatiana Dias Gomes, neta do homenageado Dias Gomes, para a apresentação musical “Nas Trilhas das Novelas”, que reúne canções icônicas de obras do autor.

Espaço Infantil e autores baianos

A Flipelô também reserva uma programação especial para as crianças, no Espaço Infantil Mabel Velloso, montado na Praça das Artes. O local recebe contações de histórias, lançamentos de autores baianos, oficinas criativas e atividades de animação cultural.

Na quinta-feira (7), às 15h, a escritora Flávia Lins e Silva participa de um bate-papo mediado por Catarina Neris. Criadora da série “Detetives do Prédio Azul (DPA)”, sucesso do canal Gloob desde 2012, Flávia é um dos nomes mais queridos do público infantojuvenil. Já no sábado (9), também às 15h, o espaço deve receber seu evento mais concorrido: um encontro com Thalita Rebouças, autora da série “Fala Sério, Mãe” e de “Diário de Uma Garota Esquisita”.

Os autores baianos ganham espaço de destaque na Casa das Editoras Baianas, localizada na Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus. Nove editoras independentes participam: Segundo Selo, Solisluna, Caramurê, Arpillera, P55, Mondrondo, Paralelo13S, Futuca Cuca e Villa Olívia.

Na sexta-feira (8), às 16h, o escritor baiano Dênisson Padilha participa de mesa com a amapaense Lulih Rojanski, no Museu Eugênio Teixeira Leal, com mediação da jornalista Luisa Sá Lassere. “Na conversa, vamos tratar da barreira que há entre ser ou não ser de algum lugar e sobre isso ser um pressuposto ou não para a gente poder falar de dramas universais. O título da mesa é uma pergunta retórica: ‘De que terra você é? Eu sou da literatura’. Na mesa, falamos de dramas universais, como orfandade, amores e violência”, explicou o autor, que também falará sobre seu novo livro, “Fúria Talvez”, publicado pela editora baiana P55.

Música e grandes nomes

A programação da Flipelô também reserva espaço para a música. Na quinta-feira (7), às 14h, a Camerata da Osba apresenta “Quarteto Novo” na Igreja São Pedro dos Clérigos. No sábado (9), Gerônimo Santana e a Banda Monte Serrat comandam o show “Na Trilha dos Personagens”, às 20h, no Largo do Pelourinho. O encerramento da festa, no domingo (10), às 18h, também no Largo, será com a Orquestra Afrosinfônica.

A programação completa está disponível em flipelo.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia