Doc premiado sobre Jorge Amado, Caymmi e Carybé ganha trailer narrado por Lázaro Ramos; assista

Doc premiado sobre Jorge Amado, Caymmi e Carybé ganha trailer narrado por Lázaro Ramos; assista

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Acervo

Publicado em 06/08/2025 às 14:51 / Leia em 2 minutos

Depois de conquistar o Grande Otelo de Melhor Longa-Metragem Documentário, “3 Obás de Xangô” ganha seu trailer oficial, com narração de Lázaro Ramos. Com roteiro e direção do baiano Sérgio Machado (“Arca de Noé”, “Maria e o Cangaço”), o filme mergulha na amizade entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé, três artistas que compartilharam uma profunda conexão com a Bahia e com o candomblé.

O longa é uma coprodução da Coqueirão, Janela do Mundo, Globo Filmes e GloboNews, com patrocínio da Global Participações em Energia. A distribuição é da Gullane+, que confirma a estreia nos cinemas brasileiros para o dia 4 de setembro.

Em 2024, “3 Obás de Xangô” já havia sido escolhido pelo Júri Popular como Melhor Filme na Mostra de Cinema de Tiradentes. O documentário também venceu o Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio e recebeu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Brasileiro na Mostra de São Paulo.

“3 Obás de Xangô tem tido uma trajetória bonita, ganhado prêmios importantes e tocado de maneira profunda o público em todas as sessões. Acho que isso se deve ao filme tratar de afetos, de amizades desinteressadas e irrestritas, sentimentos que andam em falta nos dias de hoje. É um filme muito pessoal, que espelha a minha admiração por esses três grandes homens, meu amor pela Bahia e meu respeito pelo Candomblé”, comentou Machado.

O título de Obá de Xangô, criado em 1936 por Mãe Aninha, fundadora do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, é concedido a protetores do templo. Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé foram elevados a esse posto por Mãe Senhora, terceira iyalorixá do terreiro. Para os três amigos, a arte era expressão direta da espiritualidade e da vivência baiana. “3 Obás de Xangô” é uma homenagem a esse legado, cuja influência permanece marcante na cultura nacional e, especialmente, na identidade da Bahia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia