A arquiteta baiana Mariana Leão (@marianaleao.arquitetos) teve um de seus projetos em Salvador publicado na revista Casa e Jardim. O destaque é um apartamento de 280 m² com vista privilegiada para o mar, que passou por uma reforma completa para receber um casal jovem à espera do primeiro filho.
Com foco em amplitude, luz natural e integração dos ambientes, o projeto transformou completamente o imóvel. Originalmente com quatro suítes e sala compartimentada, o apartamento agora conta com três suítes, escritório, lavabo, dependência de serviço e um amplo living integrado à varanda — que foi mantida fechada para garantir conforto térmico e preservar a conexão com o mar.

SALA DE TV | A outra parte do sofá-ilha Monterrey, da Básica Home, atende a área da TV, que fica no painel ao lado da estante, ambos executados em mármore por marmoraria local. Mesa de centro Tangente, de Walter Cuco, na loja Baú+. O pufe central faz parte do sofá — Foto: Gabriela Daltro/Divulgação
“O briefing era um apartamento claro, que valorizasse a vista e trouxesse sensação de amplitude. O casal queria receber bem, mas sem abrir mão da funcionalidade para o cotidiano”, explicou Mariana à publicação.
Soluções criativas deram novo protagonismo a elementos estruturais do imóvel. Rebaixos de madeira tauari, por exemplo, foram utilizados na entrada, adega e sala de jantar para acomodar vigas e infraestrutura de ar-condicionado — e se transformaram em pontos de aconchego no layout.

ADEGA | No canto do living, o rebaixo revestido de painéis de lâmina natural de madeira tauari, pela Todeschini, abriga a adega da Joshua Adegas. No espaço, foi montado um charmoso lounge com par de poltronas Pol, da Artefacto, mesa de pedra e espelho, ambos feitos sob medida. Tapete da Bagdá Tapetes — Foto: Gabriela Daltro/Divulgação
Outro destaque do projeto é o uso de um espelho redondo como obra de arte. A peça emoldura a vista do mar e a reflete para quem está de costas para a varanda, além de ajudar na entrada de luz natural na área mais rebaixada.