A psicóloga Bruna Massa, nora do apresentador Ratinho, compartilhou um texto sobre maternidade atípica no Instagram, que emocionou seus amigos, seguidores e seu sogro. Ela e o marido, Gabriel Massa, são pais de Noah, de 7 anos, que nasceu com hidrocefalia, e de Davi, de 2 anos.
“Escolha o seu difícil. Na maternidade atípica, não existe caminho fácil. Existe o difícil de se entregar por inteiro e esquecer de si mesma… E o difícil de cuidar de si sem se sentir culpada. Existe o difícil de controlar tudo e se esgotar… E o difícil de aceitar que não se tem controle sobre tudo. Existe o difícil de fingir que está tudo bem… E o difícil de olhar para as próprias feridas e pedir ajuda. Ambos são difíceis. Mas um te adoece. O outro te fortalece”, escreveu Bruna.
“Não é sobre romantizar. É sobre escolher com consciência. Escolher o seu difícil é um ato de coragem. É decidir onde vai colocar sua energia psíquica. É reconhecer que, para sustentar o cuidado com o seu filho, você precisa aprender a se sustentar também. A maternidade atípica exige muito — mas ela também pode revelar uma força que você nem sabia que tinha. E você? Qual difícil tem escolhido?”, questionou.
Ratinho foi o primeiro a curtir o post e logo comentou: “Meu neto querido”. “Mamãe especial para um filho especial”, escreveu uma amiga. “Um beijo, meu lindo! Você é querido por todos! Nós te amamos!”, declarou outra.
Noah nasceu com hidrocefalia, doença caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades localizadas em áreas do encéfalo). O diagnóstico foi revelado por Ratinho em uma conversa com Patrícia Abravanel.
“Essa é uma condição que causa o acúmulo de líquido no cérebro, levando ao inchaço da cabeça. Ele é nosso anjinho, tem que cuidar dele. Ele é muito bonzinho. Temos que viver com as limitações que ele tem, mas com o mesmo amor”, contou ele, na ocasião.