Em Salvador, o Museu de Arte da Bahia receberá uma nova temporada do espetáculo “Do Outro Lado do Mar” entre os dias 9 e 31 de agosto. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 19h, e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla. Com atuação de Andréa Elia e Edu Coutinho, “Do Outro Lado do Mar” narra a história de uma funcionária pública, isolada em um balcão de atendimento numa praia deserta, vivendo uma rotina de espera. Sua monotonia é interrompida por um jovem pescador que, sem nome ou sobrenome, busca um documento que comprove sua existência. A partir desse encontro, a obra traz uma reflexão poética sobre temas como o trabalho, a solidão, a amizade e a identidade.
A montagem foi assistida por mais de 5 mil espectadores e rendeu a Marcio Meirelles uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de melhor cenografia, em 2022. Já o texto rendeu à autora Jorgelina Cerritos o prêmio internacional Casa de las Américas de melhor dramaturgia no ano de 2010. Primeira versão em língua portuguesa da obra, “Do outro lado do mar” é uma realização do Teatro Vila Velha, Teatro dos Novos e Toró Teatro.
“Essa é uma peça sobre a identidade que você tem e a identidade que você é obrigado a ter. As imposições sociais, as estruturas, o sistema que impõe identidades e o que isso provoca em pessoas diferentes. Uma peça que fala daquelas pessoas que estão à margem e daquelas que fazem parte do sistema de alguma forma, mesmo que dentro do sistema estejam em uma posição marginalizada, reflete Marcio Meirelles.