MinC anuncia Rouanet Nordeste e capacitação para agentes culturais em Salvador

MinC anuncia Rouanet Nordeste e capacitação para agentes culturais em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/BNB

Publicado em 05/08/2025 às 08:41 / Leia em 2 minutos

O Ministério da Cultura (MinC) lança, nesta quinta-feira (7), no Crato (CE), o programa Rouanet Nordeste, iniciativa voltada à regionalização dos recursos da Lei Rouanet e à valorização da diversidade cultural do Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Com investimento de R$ 40 milhões e apoio de estatais como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro, o programa marca uma nova fase de incentivo ao setor cultural fora do eixo tradicional.

“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O lançamento do Programa Rouanet Nordeste é mais um passo na nacionalização do fomento, compromisso do MinC firmado com o presidente Lula. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias, por meio da Lei Rouanet, com empresas públicas e privadas”, destaca a ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, que participa da cerimônia de lançamento no Ceará.

Salvador recebe oficina de capacitação

Em paralelo ao lançamento, o MinC e o Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciam uma série de oficinas de capacitação para agentes culturais da região. As formações oferecerão conhecimentos técnicos voltados à elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais.

Salvador sediará uma das oficinas presenciais já na próxima segunda-feira (11), somando-se a outras cidades como Crato, Fortaleza, Aracaju, São Luís, Recife, Teresina e Natal. Além das formações presenciais, o calendário inclui transmissões e conferências virtuais com proponentes de toda a região. Nos dias 1º e 2 de setembro, acontecerão oficinas online de tira-dúvidas.

“Com o programa Rouanet Nordeste, estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de estados historicamente menos contemplados com o fomento. Nosso maior objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes.

Inscrições e transmissão

As inscrições para as oficinas presenciais podem ser feitas online. Já as oficinas virtuais estarão disponíveis no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia