Um momento de tensão marcou uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), em Salvador, nesta terça-feira (5). O juiz Danilo Gonçalves Gaspar realizou a manobra de Heimlich e salvou um advogado que se engasgou durante a sessão.
O caso aconteceu durante uma audiência de instrução, quando o advogado — que representava a empresa envolvida na ação — começou a passar mal. Ele sinalizou o problema levantando a mão, e uma pessoa tentou ajudá-lo levando um copo de água.
Ao perceber a gravidade da situação, o magistrado se levantou e aplicou rapidamente a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada em casos de obstrução das vias aéreas. Após a ação, o advogado voltou a respirar normalmente e agradeceu ao juiz.
“Estamos aqui para isso. Nem me lembro onde estava depois dessa”, comentou Danilo Gonçalves, que revelou nunca imaginar que precisaria realizar o procedimento.
Apesar do susto, a audiência seguiu normalmente após o incidente.
Ver essa foto no Instagram
O que é a manobra de Heimlich?
É um procedimento de primeiros socorros utilizado em casos de asfixia por engasgo, geralmente causado por alimentos ou pequenos objetos. A técnica consiste em aplicar compressões abdominais para desobstruir as vias respiratórias.