Ex-chefão da F1 aponta decadência de Hamilton e elogia Gabriel Bortoleto

Ex-chefão da F1 aponta decadência de Hamilton e elogia Gabriel Bortoleto

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Ferrari

Publicado em 05/08/2025 às 15:49 / Leia em 2 minutos

O ex-chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, sugeriu que o piloto Lewis Hamilton, atualmente na Ferrari, deveria considerar a aposentadoria. Em entrevista ao Mail Sport, o britânico também apontou o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, como um dos possíveis nomes para ocupar o lugar do heptacampeão mundial.

Lewis é muito talentoso. Era e provavelmente ainda é. Mas, como muitos no esporte, quando se chega ao topo, o único caminho é para baixo”, afirmou Ecclestone. Segundo ele, o piloto estaria “cansado” e deveria se retirar das pistas antes de comprometer sua integridade física ou frustrar ainda mais sua trajetória.

“Se eu estivesse cuidando dele, diria à Ferrari: ‘Se vocês tiverem alguém para substituí-lo, ele pode sair agora. Mas que receba todo o salário acordado. Afinal, foi contratado para entregar resultados que não estão vindo’”, completou.

Bernie, que comandou a F1 por mais de quatro décadas, também demonstrou preocupação com o futuro de Hamilton. “Ele não está mais lutando por títulos. E não vale a pena correr riscos e acabar com lesões graves em uma fase da vida em que poderia estar explorando outras paixões”, disse.

Aos 39 anos, Hamilton vive um início de temporada apagado e, até o momento, não conquistou pódios com a Ferrari — equipe com a qual assinou contrato até 2027.

Ao comentar sobre eventuais substitutos para o britânico na escuderia italiana, Ecclestone destacou dois nomes: Isack Hadjar, da RB, e Gabriel Bortoleto, estreante brasileiro na F1, atualmente na Sauber.

“Se eu pudesse ‘roubá-lo’, pegaria Hadjar. Ele está se saindo bem no primeiro ano. Mas também gosto muito do brasileiro. Bortoleto tem talento e é sensato. Pode ter um futuro brilhante”, avaliou.

Com apenas 19 anos, Bortoleto ocupa atualmente a 17ª posição no Mundial de Pilotos, com 14 pontos. Seu contrato com a Sauber vai até o final de 2026, quando a equipe passará a se chamar oficialmente Audi.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia