Vindima de Inverno atrai turistas para o enoturismo na Chapada Diamantina

Vindima de Inverno atrai turistas para o enoturismo na Chapada Diamantina

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 04/08/2025 às 12:02 / Leia em 3 minutos

A Vinícola Vaz, em Morro do Chapéu e integrante da Rota do Vinho da Chapada Diamantina, realizou no último sábado (2) a tradicional Vindima de Inverno, festa que celebra a colheita das uvas e marca o início da produção da próxima safra de vinhos. O evento reuniu mais de 300 visitantes vindos de várias regiões da Bahia e de outros estados.

Durante a programação, os participantes vivenciaram momentos típicos do enoturismo, como a colheita no parreiral, a pisa das uvas e o acompanhamento do processo de fabricação do vinho. Também houve degustações de diversos rótulos e apresentações musicais.

“O Governo do Estado estruturou a rota do enoturismo na Chapada, em parceria com as vinícolas, dentro das ações de diversificação da oferta turística na Bahia. A vindima é uma demonstração de parte do resultado desse trabalho, que visa o incremento do fluxo de visitantes na região”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que esteve presente no evento.

“Conseguimos atrair pessoas de vários lugares do Brasil para o município, que vêm em busca da festa e acabam também aproveitando a cultura e as belezas naturais da região”, completou o proprietário da vinícola, Jairo Vaz.

Na ocasião, a prefeita Juliana Araújo e o prefeito de Areal (RJ), Gutinho Bernardes, assinaram um termo de cidades-irmãs entre Morro do Chapéu e a cidade fluminense. O pacto tem como propósito promover trocas culturais e fortalecer o enoturismo, já que Areal é um importante polo de produção de uvas e vinhos no Rio de Janeiro. O ato simbólico reforçou a conexão entre os territórios com potencial vitivinícola, além de estimular intercâmbio turístico e econômico entre eles.

Além disso, durante o evento, a prefeita destacou iniciativas como o projeto “Caminho dos Vinhos”, que pretende integrar as vinícolas locais por meio de uma rota turística estruturada. Atualmente, são dez vinícolas em Morro do Chapéu, sendo cinco em atividade e outras cinco em fase de implantação.

Além da Vinícola Vaz, compõem a Rota do Vinho da Chapada Diamantina as vinícolas Reconvexo, Santa Maria e Sertania, também em Morro do Chapéu, além da Uvva, em Mucugê, que encerrou sua temporada de vindima na última semana, com a presença do Alô Alô Bahia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia