A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba) anunciou a alteração do valor da tarifa do sistema Ferry-Boat durante o Carnaval e o São João. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado (2) e já começa a ter validade para as celebrações de 2026. Os valores passam a ser os mesmos de finais de semana e feriados. Para pedestres, a cobrança do ferry sai de R$ 6,90 para R$ 9,20.
A Terça-feira de Carnaval e o dia 24 de Junho, apesar de movimentarem um enorme fluxo de pessoas para a travessia entre os terminais de São Joaquim, em Salvador e Bom Despacho, em Itaparica, não são considerados feriados no calendário nacional, portanto, possuíam a cobrança do valor para dias normais.
A decisão da agência partiu do entendimento que, a nível regional, as datas são simbólicas, como um feriado, e por isso mobilizam anualmente um grande contingente para o sistema de transporte, “o que altera substancialmente a programação e o planejamento operacional do Sistema Ferry-Boat”, conforme aponta a publicação.
A nova tarifa vai atingir as lanchinhas (linha Salvador X Vera Cruz X Salvador) e Sistema Ferry-Boat, para o transporte de passageiros e veículos no Terminal Hidroviário de São Joaquim/Terminal Hidroviário de Bom Despacho e Terminal Turístico Náutico da Bahia/ Terminal Marítimo de Vera Cruz. A medida entra em vigor a partir da data de publicação e já deve valer para o próximo Carnaval.