Você sabe por que seu bairro tem esse nome? Novo livro explica a origem dos 171 bairros de Salvador

Você sabe por que seu bairro tem esse nome? Novo livro explica a origem dos 171 bairros de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 04/08/2025 às 15:20 / Leia em 2 minutos

O professor e historiador Adson Brito do Velho lança no próximo sábado (9), na Livraria do Glauber (Cine Glauber Rocha), o livro “Os 171 bairros de Salvador e as origens dos seus nomes” (Editora Novos Sabores, 2025). A obra apresenta a origem toponímica de todos os bairros oficiais da capital baiana e busca valorizar a memória e identidade soteropolitanas.

O evento acontece das 18h às 20h e contará com apresentações do cantor e violonista Jeilton Santos, que interpretará canções ligadas a bairros da cidade, e do ator Alexandro Beltrão, que recitará trechos da publicação.

Com 98 páginas e linguagem acessível, o livro traz um levantamento inédito com base em fontes históricas, jornalísticas e orais — especialmente com antigos moradores. Os bairros são apresentados em ordem alfabética, com destaque para curiosidades como a origem do nome de Calabar, vindo de um quilombo habitado por negros da Nigéria, e Saramandaia, batizado em homenagem à novela homônima de Dias Gomes.

Adson Brito do Velho

Além dos 171 bairros oficiais, o autor dedica um capítulo aos chamados “falsos bairros”, como Campo Grande, Bonocô e Iguatemi, que são amplamente reconhecidos, mas não possuem status oficial.

Natural da Cidade Nova, Adson Brito do Velho é professor de História desde 1993, psicólogo, especialista em Neuropsicologia e vice-presidente da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador. Ele também é conhecido pela página Salvador Tem Muitas Histórias, com mais de 30 mil seguidores nas redes sociais.

📚 SERVIÇO
Lançamento do livro “Os 171 bairros de Salvador e as origens dos seus nomes”
📅 Data: 9 de agosto (sábado)
🕕 Horário: das 18h às 20h
📍 Local: Livraria do Glauber – Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves, nº 5, Centro)
💰 Valor do livro: R$ 50
📦 Locais de venda: Livraria Escariz (Shopping Barra), Leitura (Salvador Shopping e Shopping da Bahia), Livraria do Glauber e via Correios
📞 Informações: (71) 98631-3242

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia