Governador da Bahia se reúne com Geraldo Alckmin para discutir os impactos do tarifaço dos EUA no estado

Governador da Bahia se reúne com Geraldo Alckmin para discutir os impactos do tarifaço dos EUA no estado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 04/08/2025 às 18:48 / Leia em 2 minutos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, nesta segunda-feira (4), com representantes do setor produtivo para tratar dos efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.

O encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fieb), em Salvador, contou com participação virtual do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Durante a reunião, mediada pelo presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, foi apresentada parte de um documento elaborado com base em estudos que será levado por Jerônimo a Brasília.

O material servirá de subsídio nas conversas com outros governadores do Consórcio Nordeste e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jerônimo destacou que a expectativa é de avanços nas negociações com os EUA. “Apresentamos parte do documento ao vice-presidente, que coordena as conversas. Há uma expectativa do Governo Federal de retirada de alguns produtos da lista. Caso não seja possível, vamos buscar reduzir as tarifas”, disse à TV Bahia.

Se não houver acordo, o governador avalia adotar medidas internas, como incentivos fiscais e linhas de crédito para os produtores, ressaltando a necessidade de apoio da União.

“Já existe uma demanda preliminar de redução de alíquota de ICMS e possibilidade de crédito. Mas o braço do estado não é tão forte quanto o da União”, afirmou.

Segundo a Fieb, os setores mais impactados seriam os de pneus e produtos petroquímicos. Exportações de derivados de celulose, petróleo, minérios e metais preciosos ficaram fora da lista de sobretaxa, mas a entidade atua para que mais itens baianos sejam beneficiados.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia