Após a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por descumprimento de medidas cautelares, dois de seus filhos, Eduardo e Flávio Bolsonaro, usaram as redes sociais para criticar a decisão.
Em publicação em inglês no X (antigo Twitter), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou que seu pai foi preso “sem cometer crimes” e acusou Moraes de abuso de poder:
“Meu pai, Jair Bolsonaro, foi preso hoje por apoiar, de sua própria casa, o povo brasileiro que saiu às ruas para protestar contra os abusos do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Além disso, eu e meus irmãos postamos fotos dele. Uma prisão sem crime, sem evidências, sem julgamento… Apenas um abuso de poder para silenciar o líder da oposição brasileira. O Brasil não é mais uma democracia. O mundo precisa tomar conhecimento disso.”
My father, Jair Bolsonaro, was arrested today for supporting, from his own home, the Brazilian people who took to the streets to demonstrate against the abuses of supreme court justice Alexandre de Moraes. And because me and my brothers posted pictures of him.
A prison without… pic.twitter.com/OsuPq5uLDU
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 4, 2025
A postagem foi feita em inglês, com tom direcionado à comunidade internacional. Eduardo também reafirmou a crítica em português:
“Uma prisão sem crime, sem provas, sem julgamento. Apenas abuso de poder para silenciar o líder da oposição brasileira. O Brasil não é mais uma democracia.”
Meu pai, Jair Bolsonaro, foi preso hoje por apoiar, de sua própria casa, o povo brasileiro que foi às ruas para se manifestar contra os abusos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. E porque eu e meus irmãos postamos fotos dele.
Uma prisão sem crime, sem… pic.twitter.com/OC0WUYnQ4s
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 4, 2025
Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também filho do ex-presidente, foi direto ao afirmar que o país vive sob um regime autoritário:
“Estamos oficialmente em uma ditadura! A perseguição de Moraes contra Bolsonaro não tem limites!”, escreveu.
ESTAMOS OFICIALMENTE EM UMA DITADURA! A perseguição de Moraes contra Bolsonaro não tem limites! pic.twitter.com/gn1vj4brW4
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) August 4, 2025
Essa decisão de hoje é uma injustiça, um verdadeiro crime contra um homem inocente! pic.twitter.com/PP2t08tNvU
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) August 4, 2025