A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) segue fortalecendo os laços internacionais com foco no desenvolvimento do setor de rochas ornamentais da Bahia. Nesta segunda-feira (4), o presidente da estatal, Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, estiveram em reunião com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, para alinhar os preparativos da missão baiana à Marmomac — maior feira mundial do segmento, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro, em Verona, na Itália.
O encontro teve como objetivo estreitar laços com investidores e empresas italianas, ampliando as possibilidades de negócios e parcerias estratégicas com foco no beneficiamento e verticalização da cadeia produtiva no estado.
“A Itália é referência global no beneficiamento de rochas ornamentais, e nossa intenção é consolidar uma parceria que agregue valor à produção mineral da Bahia, gere emprego, renda e desenvolvimento regional”, destacou Carballal.
A missão da CBPM à Marmomac está inserida em uma estratégia maior de atração de investimentos e fomento à inovação no setor mineral baiano, com foco em práticas sustentáveis e soluções tecnológicas como automação, digitalização e uso racional dos recursos naturais.
A Bahia já conta com forte produção de granitos e quartzitos, distribuídos por diversas regiões. A intenção agora é ampliar o diálogo internacional e transformar o potencial do estado em uma indústria cada vez mais moderna e conectada às demandas do mercado global.