Salvador se destaca com entregas por drones e lidera inovação logística no Brasil

Salvador se destaca com entregas por drones e lidera inovação logística no Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 03/08/2025 às 13:24 / Leia em 3 minutos

Empresas da capital baiana estão transformando o setor logístico com o uso de drones para entregas rápidas e eficientes, especialmente em regiões de difícil acesso. Com aeronaves não tripuladas transportando cargas de até 10 kg, Salvador já conta com a maior rota urbana do Brasil para voos além da linha de visão do piloto (BVLOS), cobrindo 40 km entre Stella Maris e a avenida Contorno.

Entre as companhias que adotaram a tecnologia está a Neodent, indústria global de implantes dentários, que se tornou a primeira do setor odontológico no país a utilizar drones para entregas.

“A operação, que teve início em janeiro deste ano, proporciona benefícios como a redução no tempo de entrega, mais eficiência operacional e um modelo de transporte com menor impacto ambiental”, afirmou Juliano Souza, gerente de Logística da Neodent, em entrevista ao g1 Bahia.

Salvador se destaca com entregas por drones e lidera inovação logística no Brasil

As rotas utilizadas pela Neodent foram desenvolvidas pela Speedbird Aero, pioneira brasileira em sistemas aéreos não tripulados. A empresa opera o modelo DLV-2, certificado pela Anac, com capacidade para transportar até 10 kg por até 23 km além da linha de visão.

“Salvador já conta com o modelo DLV-2, primeira aeronave do país com essa certificação. Conseguimos fazer de 80% a 90% do percurso aéreo, garantir maior segurança para a operação e contribuir com a redução na emissão de carbono”, explicou Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

Além do setor odontológico, a tecnologia também está sendo aplicada na área da saúde. A Speedbird realiza transporte de material biológico para os laboratórios do Grupo Pardini.

A capital baiana é destaque no cenário nacional por contar com 10 pontos regulamentados de pouso e decolagem, além de rotas aprovadas pelo Decea até a Ilha de Itaparica. A operação ocorre majoritariamente sobre o mar, respeitando as diretrizes da Anac que proíbem sobrevoos em áreas densamente povoadas.

“Vemos com muitos bons olhos o futuro da aviação não tripulada no Brasil, com significativos avanços até em comparação a outros países. Salvador sai na frente, tanto por sua topografia como pelas políticas de incentivo”, destacou Manoel.

A cidade também se tornou referência ao regulamentar, em fevereiro deste ano, a primeira Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas do Brasil, estabelecendo infraestrutura adequada e integração com o planejamento urbano e de mobilidade.

Atualmente, a Speedbird opera com duas aeronaves ativas em Salvador e possui planos de expansão. Em parceria com o Senai Cimatec, a empresa desenvolve novos modelos capazes de transportar cargas acima de 50 kg e percorrer até 100 km.

“Nossa meta é expandir a operação para atender áreas como a Linha Verde e Morro de São Paulo”, finalizou Manoel Coelho.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia