O livro “A Rainha da rua Paissandu”, mais novo projeto do ator, diretor, escritor e apresentador baiano Lázaro Ramos, já está disponível em pré-venda. A obra chega às livrarias em 2 de setembro e celebra a brilhante trajetória de Ruth de Souza, primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal e primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema.
Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, Ruth morou por alguns anos em Minas Gerais, mas voltou à capital carioca após a morte do pai. Ainda muito jovem começou a atuar em peças e, com pouco mais de 20 anos, entrou no Teatro Experimental do Negro, grupo que abriu caminho para os artistas negros no Brasil.
Essa e tantas outras histórias foram contadas pela própria Dona Ruth, que faleceu em julho de 2019, a Lázaro Ramos. No livro, o autor presta uma sensível e delicada homenagem, lançando luz não só sobre a vida da dama do teatro e do cinema nacionais, como também sobre a participação da memória e dos afetos na construção das nossas histórias. Além de conhecer histórias marcantes da renomada artista, o público também poderá conferir depoimentos de atrizes que foram influenciadas pelo seu trabalho, como Dani Ornellas, Taís Araújo e Tatiana Tibúrcio.