Quem visita Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, acaba descobrindo que, entre os tradicionais souks de especiarias e perfumes, há um cantinho com clima brasileiro — e baiano. A Loja do Yousef, localizada no famoso souk de especiarias, virou parada obrigatória para turistas do Brasil e é conhecida por ser queridinha de celebridades.
Na fachada, duas bandeiras do Brasil já denunciam a hospitalidade voltada aos brasileiros. E dentro do espaço, o visitante encontra um ambiente colorido, aromático e decorado com placas com os nomes de diversos estados do país.
O dono, o iraniano Yousef Esmati, mora em Dubai há 20 anos e tem feito sucesso não apenas entre os clientes anônimos, mas também entre famosos como Ana Maria Braga, Rafa Kalimann, Giovana Lancellotti, Paloma Bernardi, Bell Marques, Carla Perez, Xanddy e Scheila Carvalho, que já passaram por lá.
Ao receber baianos, o comerciante não esconde a empolgação. Mesmo sem nunca ter visitado o estado, solta o clássico “Bora Bahêa, minha porra” e lista os amigos da Bahia com orgulho. “Bahia é o lugar mais bonito do Brasil. Tem as mulheres mais lindas”, diz.
A loja oferece desde ervas tradicionais até produtos inusitados, como o “chá de ouro” e infusões apelidadas de “chá de Ozempic” ou “chá de Mounjaro”, em referência aos medicamentos famosos por ajudar no emagrecimento. Também é possível encontrar o chocolate com recheio de pistache, que viralizou nas redes sociais e virou souvenir obrigatório.
Yousef é conhecido por ser carismático, bom de papo e saber negociar — apesar dos preços elevados, costuma oferecer degustações e descontos para quem pechincha. E, claro, faz questão de gravar vídeos e tirar fotos com os brasileiros que passam por lá, sempre com bom humor e muito entusiasmo.
Para quem visita os souks da cidade antiga, o passeio pode ser feito atravessando o Dubai Creek em um barco tradicional chamado abra, que liga Bur Dubai a Deira. A travessia é rápida, mas proporciona uma bela vista da parte histórica da cidade.
Ali perto, está o bairro Al Fahidi, um dos locais mais antigos de Dubai, com construções do século XIX preservadas, museus e centros culturais que mostram como era a vida local antes da descoberta do petróleo.
“Essa parte tem alma. Aqui é onde Dubai começou”, explica o guia turístico Junaid, destacando a arquitetura original com casas que tinham pátios internos para manter o frescor e a iluminação natural.