Com aroma marcante e sabor levemente picante, o tomilho (Thymus vulgaris) é mais do que um tempero na cozinha: é também um aliado natural no combate a sintomas de gripe e inflamação na garganta. A planta, de folhas pequenas e ovais, pertence à família das Lamiaceae e tem ganhado destaque pelo seu uso medicinal.
De acordo com a nutricionista Mariane Alves, o tomilho é rico em compostos bioativos com ações antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Entre eles, estão o timol, carvacrol, flavonoides e ácido rosmarínico. “Ele combate vírus e bactérias, ajuda a eliminar o muco e alivia a tosse seca”, explica.
Benefícios vão além da gripe
A médica fitoterápica Helena Campiglia destaca outros efeitos benéficos da erva: melhora da digestão, leve ação diurética, alívio de cólicas menstruais e combate a infecções leves da pele, quando utilizado topicamente.
Fácil de encontrar em feiras, mercados e lojas naturais, o tomilho pode ser consumido fresco, seco, em cápsulas ou como óleo essencial.
Como usar
A forma mais comum é o chá: uma colher de sopa da erva seca (ou duas de fresca) para uma xícara de água fervente. Basta abafar por 10 minutos, coar e consumir. O chá também pode ser usado em gargarejos.
Outra opção é o xarope caseiro: ferva uma xícara de água com duas colheres de sopa de tomilho seco por 10 minutos, coe e misture três colheres de sopa de mel morno. A indicação é de uma colher de sopa, três vezes ao dia.
Para uso terapêutico, o chá pode ser consumido de duas a três vezes ao dia durante crises. Como prevenção, uma xícara por dia, de três a quatro vezes por semana.
Atenção às contraindicações
Apesar de seguro para a maioria das pessoas, o uso medicinal do tomilho deve ser evitado por gestantes, pessoas com doenças hepáticas, alérgicos à família Lamiaceae (como a hortelã) e quem faz uso de anticoagulantes. Em excesso, pode causar irritações gástricas.