Professora baiana concorre ao Prêmio Jabuti Acadêmico; saiba mais

Professora baiana concorre ao Prêmio Jabuti Acadêmico; saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 01/08/2025 às 16:12 / Leia em 2 minutos

A professora baiana Nanci Araújo Bento está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, com a coletânea “Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão”.

A obra é organizada por Cecilia de Moura e Desirée De Vit Begrow e concorre ao prêmio na categoria “Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional”. A professora Nanci participa com o capítulo “Libras, surdos e interseccionalidades”, escrito com a professora Shirley Vilhalva. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece na terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Nanci leciona no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) para Pessoas com Surdez Wilson Lins, localizado em Salvador e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O capítulo ‘Libras, surdos e interseccionalidades’ se destaca ao discutir os pressupostos teóricos da interseccionalidade e ao evidenciar os atravessamentos que configuram as experiências das comunidades surdas, especialmente das indígenas e negras, temática ainda pouco explorada na educação de surdos”, afirmou.

O livro “Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão” conta com 16 artigos escritos por pesquisadores de todo o país que discutem sobre o tema. “Essa reflexão gera impactos positivos e reforça a urgência de ampliar as pesquisas no campo dos Estudos Surdos, incorporando as múltiplas diversidades que compõem as trajetórias educacionais de estudantes surdos na Educação Básica”, acrescentou Nanci.

O Prêmio Jabuti Acadêmico, que está em sua segunda edição, reconhece e premia os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdos científico, técnico, profissional e acadêmico, bem como incentiva, ainda mais, que autores e editores trilhem esse caminho. A chancela da premiação visa impulsionar o alcance das obras, ampliar sua visibilidade e fazer com que mais leitores, nacionais e estrangeiros, acessem o conhecimento produzido no Brasil.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia