A atriz Bruna Marquezine escolheu um lugar especial para comemorar os seus 30 anos: a Ilha Fiscal. O local histórico foi cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República.
A Ilha é hoje parte do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.. O local também é conhecido como “castelinho”. Projetada pelo engenheiro Adolpho Del Vecchio (1848 – 1927), a construção é inspirada em um castelo típico do século XIV da cidade francesa de Auvergne.

Foto: Marinha do Brasil
Na Ilha Fiscal, destacam-se o Torreão, as salas expositivas que abordam a sua construção, o último baile do Império e a ocupação pela Marinha do Brasil. O espaço é aberto ao público para visitação. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), e pode ser adquirido presencialmente ou pela internet.
O acesso à Ilha Fiscal pode ser feito por embarcação ou micro-ônibus (valor incluso no valor do ingresso), segundo a Marinha, que administra o espaço desde 1913.

Vista aérea da Ilha Fiscal. Foto: Diego Baravelli
O visitante pode acompanhar a programação no site. Em alguns dias há o combo Chá da Tarde, que inclui passeio marítimo (50 Min), um tour na Ilha Fiscal de aproximadamente 1h e o chá da tarde com duração de duas horas.