Novo livro de Itamar Vieira Junior, ‘Coração Sem Medo’, será lançado em outubro

Novo livro de Itamar Vieira Junior, ‘Coração Sem Medo’, será lançado em outubro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 31/07/2025 às 02:28 / Leia em 2 minutos

A editora Todavia anunciou que “Coração sem medo”, novo romance de Itamar Vieira Junior, será lançado em outubro deste ano. A obra encerra a trilogia iniciada com os premiados “Torto Arado” e “Salvar o Fogo”, e continua explorando a relação dos povos com a terra.

Considerado um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, Itamar venceu o Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2020 e 2024 com os dois primeiros livros da trilogia.

Em “Torto Arado”, o autor narra a trajetória de Bibiana e Belonísia, irmãs que crescem na zona rural do sertão baiano. Já “Salvar o Fogo” acompanha uma família que vive às margens do rio Paraguaçu, no recôncavo baiano.

A expectativa é alta para o encerramento da trilogia, que marcou uma nova fase na literatura brasileira ao trazer à tona histórias profundamente enraizadas na cultura e na realidade social do interior da Bahia.

Sobre Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior é geógrafo, doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA e um dos nomes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. Nasceu em Salvador, Bahia, e tem raízes familiares no sertão nordestino, o que influencia fortemente sua escrita.

Sua estreia na ficção longa aconteceu com Torto Arado (2019), que rapidamente se tornou um fenômeno de público e crítica. O livro venceu o Prêmio Jabuti de Romance Literário em 2020, além do Prêmio Oceanos e do Prêmio LeYa (Portugal).

Em 2023, lançou Salvar o Fogo, segundo volume da trilogia, que lhe rendeu novamente o Jabuti, consolidando sua posição no cenário literário nacional.

Suas obras são marcadas por um profundo compromisso social, retratando o Brasil rural, as lutas dos povos tradicionais e a relação entre terra, identidade e espiritualidade. Com linguagem sensível e potente, Itamar tem ampliado o espaço para narrativas negras e nordestinas na literatura brasileira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia