O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e em defesa da Corte.
A decisão ocorre após o governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, aplicar uma nova sanção contra Moraes, desta vez com base na chamada Lei Magnitsky — legislação que permite punições a autoridades estrangeiras acusadas de envolvimento em corrupção ou violações de direitos humanos.
Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, Lula está “indignado” com a medida e considera fundamental demonstrar solidariedade ao ministro. “O presidente quer solidariedade e acha que o tribunal precisa ser defendido”, afirmou um ministro do governo à coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Até às 15h desta quinta-feira (31), Lula ainda não havia gravado o pronunciamento. Este será o segundo pronunciamento do presidente em um mês. Em julho, ele utilizou cadeia nacional para criticar o aumento de tarifas impostas por Trump sobre produtos brasileiros.