Como parte da exposição inédita “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia”, a Caixa Cultural Salvador preparou uma programação especial para este mês de agosto. Neste sábado (2), a partir das 16h, o público poderá conhecer a mostra em uma visita guiada pelo seu curador, Chrisian Cravo. Já no dia 9 de agosto, o fotógrafo Rafael Martins comandará uma oficina de introdução à fotografia, que será realizada das 9h30 às 12h30. Ambas as atividades são gratuitas.
Para participar da visita mediada, basta comparecer ao local, sem necessidade de inscrição prévia. Já os interessados em participar da oficina, que terá 20 vagas, precisarão se inscrever no link disponível no perfil de Instagram da exposição @exposicaomariocravoneto. A atividade é voltada pessoas sem experiência prévia em fotografia e que possuam um telefone celular com câmera. O objetivo é capacitar iniciantes a explorar a fotografia como linguagem de expressão, estimulando a criatividade e a sensibilidade, e valorizando a cultura visual da capital baiana. Durante a aula, serão abordados os fundamentos da fotografia – como enquadramento, composição, foco e luz -, a edição básica com aplicativos gratuitos e os ajustes de corte, brilho, contraste e nitidez, além de um panorama da fotografia baiana, desde a documentação histórica até a arte contemporânea.
Com curadoria do fotógrafo Christian Cravo, filho do artista, a exposição “Mario Cravo Neto: Sob o Sol da Bahia” seguirá em cartaz na Caixa Cultural Salvador até o próximo dia 2 de novembro. A mostra apresenta um recorte do período experimental de Cravo Neto, entre 1967 e 1975 — fase marcada por intensa produção artística e encerrada por um grave acidente que redefiniu sua trajetória. Ao todo, são 40 fotografias em preto e branco e coloridas, que retratam pescadores, estivadores, plantações de tabaco e representações afrodescendentes em Salvador e no Recôncavo Baiano. As obras são exibidas em um projeto expográfico que integra vídeos, objetos e gravuras de forma contínua e sensorial.