Como funciona a prisão onde Carla Zambelli está detida

Como funciona a prisão onde Carla Zambelli está detida

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Lula Marques/Agência Brasil/Divulgação

Publicado em 31/07/2025 às 19:24 / Leia em 2 minutos

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) está presa desde terça-feira (29) na Penitenciária Germana Stefanini, conhecida como prisão feminina de Rebibbia, em Roma.

Ela cumpre pena determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça e inserção de documentos falsos em 2023.

O complexo de Rebibbia é formado por quatro unidades prisionais e já foi cenário de visitas do papa Francisco. Em março de 2024, o pontífice lavou os pés de detentas durante a celebração da Páscoa, quebrando uma tradição da Igreja Católica. No fim do mesmo ano, ele abriu uma “porta santa” na capela do presídio, como parte de um rito para o ano sagrado.

A penitenciária abriga também criminosos de alta periculosidade. Em 2020, um líder da máfia siciliana chegou a morder um agente penitenciário e arrancar parte de seu dedo.

Foto: YouTube/Associazione Antigone

Foto: YouTube/Associazione Antigone

Atualmente, a prisão feminina onde Zambelli está tem capacidade para 272 pessoas, mas registra 369 presas, conforme dados de 30 de julho. A unidade também sofre déficit de pessoal. São 181 policiais em atividade, contra os 214 previstos pelo Ministério da Justiça da Itália.

Fundada nos anos 1950 para detentas juvenis, Rebibbia foi administrada por freiras vicentinas até 1979. O espaço possui duas alas principais e quatro menores, áreas verdes e uma grande fazenda.

A estrutura inclui salas para visitas, campos esportivos, teatro, laboratórios, academias separadas por nível de segurança, salas de aula e espaço religioso. A biblioteca conta também com audioteca. Há uma creche destinada a mães com filhos de até três anos.

Entre as atividades oferecidas às presas estão jardinagem, manutenção predial, paisagismo agrícola, costura, lavanderia, serviços domésticos e cozinha. Cursos de diferentes áreas, como patrimônio cultural, ciências jurídicas, comunicação, educação, filosofia e farmácia, são ministrados regularmente.

O regulamento prevê visitas mediante autorização da direção. Familiares e companheiros têm prioridade, enquanto entrevistas com terceiros dependem de justificativa específica.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia