Aos 82 anos, Aleixo Belov é homenageado na Rússia durante travessia inédita pela Passagem Nordeste

Aos 82 anos, Aleixo Belov é homenageado na Rússia durante travessia inédita pela Passagem Nordeste

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 31/07/2025 às 13:21 / Leia em 2 minutos

O navegador Aleixo Belov, de 82 anos, recebeu uma homenagem da cidade de Dikson, na Rússia, durante sua atual expedição pela Passagem Nordeste, uma das rotas marítimas mais desafiadoras do planeta, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico pelo norte da Sibéria.

Belov chegou a Dikson na última segunda-feira (28), a bordo do veleiro Fraternidade, e foi recebido com honras pela administração local. Em um gesto simbólico, o brasileiro recebeu uma medalha da cidade, equivalente à tradicional “chave da cidade”. A equipe também foi agraciada com um prato típico do Ártico russo.

Aos 82 anos, navegador Aleixo Belov é homenageado na Rússia durante travessia inédita pela Passagem Nordeste

A travessia, realizada em uma janela estreita de apenas três semanas ao ano — quando o gelo do mar derrete parcialmente — costuma ser feita por navios quebra-gelo. Belov, no entanto, segue em um veleiro, com uma tripulação formada por brasileiros e russos. O capitão russo Sergei Shcherbakov acompanha a expedição e tem papel fundamental na comunicação e nas autorizações locais.

Após conquistar a Passagem Noroeste, no Canadá, em 2022, o navegador busca agora atravessar o Ártico pelo lado oposto, enfrentando o frio extremo, a imprevisibilidade do clima e a idade avançada. “Já naveguei por todos os mares, só falta a Sibéria”, afirmou antes da partida.

Aleixo Belov é autor de livros, deu cinco voltas ao mundo e é o idealizador do Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia