O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa da Rússia nesta quarta-feira (30) continua provocando reflexos pelo mundo. Horas após o tremor, o vulcão Klyuchevskaya Sopka, o mais alto e ativo da Eurásia, entrou em erupção.
A informação foi confirmada pelo Serviço Geofísico da Rússia, que publicou imagens impressionantes no Telegram. Nos registros, é possível ver lava derretida escorrendo pela encosta oeste do vulcão, além de clarões e fortes explosões.
“O Klyuchevskoi está em erupção neste momento”, anunciou o órgão. “Há um brilho intenso acima do vulcão e explosões visíveis”, completou o serviço, sem informar os danos.
Apesar da proximidade entre os eventos, o serviço geológico russo não estabeleceu uma ligação direta entre o terremoto e a erupção, embora ambos tenham ocorrido na mesma região.
Com 4.750 metros de altitude, o Klyuchevskoi é o vulcão mais alto da Eurásia e um dos maiores entre os ativos no mundo. Ele faz parte de um grupo de aproximadamente 30 vulcões ativos localizados na região de Kamchatka.
O vulcão Klyuchevskoi, no extremo oriente da Rússia, entra em erupção após o terremoto de magnitude 8,8. – RIA.pic.twitter.com/9sViD2gjsc
— Morais (@Madamemoraisz) July 30, 2025
🌋🇷🇺🪨 Terremoto provoca erupção do vulcão de Klyuchevskaya Sopka no território de Kamchatka
Os cientistas do centro geofísico regional relataram detecção de lava em uma encosta do vulcão, acompanhado por iluminação e explosões.
Anteriormente, o vulcão lançou chamas a uma… pic.twitter.com/xeI7J6TxeM
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 30, 2025