O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (30) que está mantido o prazo para o início das novas tarifas comerciais impostas a diversos países. A medida entra em vigor na próxima sexta-feira, 1º de agosto, conforme anunciado anteriormente por sua gestão.
“O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1º de agosto. Ele continua firme e não será prorrogado”, escreveu o ex-presidente em uma publicação na Truth Social, sua plataforma digital.
Desde que voltou ao poder, Trump adotou uma política de tarifas recíprocas com a promessa de reequilibrar relações comerciais e reduzir déficits bilaterais. Em pouco mais de seis meses de governo, os EUA anunciaram tarifas de no mínimo 10% para quase todos os seus parceiros comerciais — com exceção de países que aceitaram renegociar os termos com Washington.
Na lista de nações que chegaram a um entendimento com os EUA estão Japão, Reino Unido, União Europeia, Vietnã e Indonésia. Para esses, as alíquotas serão mais brandas do que o previsto inicialmente.
A decisão, segundo Trump, visa restaurar um campo de jogo “justo” e forçar a redução de barreiras comerciais aplicadas contra produtos e empresas americanas.
Encerrando o comunicado de forma enfática, Trump escreveu:
“UM GRANDE DIA PARA A AMÉRICA.”