Salvador bate recorde na abertura de empresas no primeiro semestre de 2025

Salvador bate recorde na abertura de empresas no primeiro semestre de 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

@fernandoantoniofotos

Publicado em 30/07/2025 às 12:43 / Leia em 2 minutos

A capital baiana registrou crescimento de quase 19% em comparação ao mesmo período do ano passado

A prefeitura divulgou nesta quarta-feira, 30, que Salvador segue se destacando no cenário do empreendedorismo nacional. No primeiro semestre de 2025, foram abertas 31.994 novas empresas na cidade — um crescimento de 18,83% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 26.924 novos negócios. Os dados são do Mapa de Empresas, plataforma vinculada ao Ministério do Empreendedorismo.

Do total, 30.927 são microempresas, com destaque para os 25.709 microempreendedores individuais (MEIs), número que representa aumento de 23% na comparação com o ano anterior. A capital já ultrapassa a marca de 300 mil empreendimentos ativos, consolidando-se como um dos principais polos de empreendedorismo do país.

O avanço é atribuído a uma série de medidas adotadas pela Prefeitura, como a adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a criação do DAM Único, que unificou o pagamento de taxas municipais, e a ampliação das atividades consideradas de baixo risco, que saltaram de 159 para 830, permitindo liberação automática para funcionamento.

Com essas ações, Salvador saltou da 26ª para a 4ª posição no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, e reduziu o tempo médio de abertura de empresas para apenas 3 horas.

A secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, destacou o resultado como fruto direto da política de desburocratização e estímulo ao empreendedorismo. “As medidas de simplificação, inovação e desburocratização têm sido fundamentais para fortalecer o ambiente de negócios e gerar mais oportunidades para a população”, afirmou.

O secretário da Sedur, João Xavier, também celebrou o bom momento: “Cada novo negócio representa geração de empregos, inovação e circulação de renda, pilares fundamentais para o crescimento da cidade”, disse.

Outro pilar do crescimento é o programa Empreenda Salvador, promovido pela Semdec, que já impactou mais de 19 mil empreendedores com ações de capacitação, consultoria e incentivo à formalização. Para Maylla Pitta, diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da pasta, os investimentos fortalecem a economia local e promovem inclusão. “A implementação de projetos de empreendedorismo é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico do município”, destacou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia