Ondas fortes atingem o litoral de Hokkaido, no Japão, nesta quarta-feira (30), após um terremoto de magnitude 8,8 registrado na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia.
Sirenes soaram para alertar a população, que foi orientada a buscar locais mais altos. A agência meteorológica japonesa prevê ondas de até 3 metros em áreas costeiras.
No Japão, a TV estatal informou que as primeiras ondas chegaram ao norte do país com menos de 1 metro, mas novas elevações do mar são esperadas.
🚨AGORA: As ondas do Tsunami começam a se forma no Japão. pic.twitter.com/5WeYiNPOX7
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
O tremor ocorreu na manhã de quarta-feira (noite de terça-feira, 29, no Brasil), com epicentro a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa de 165 mil habitantes.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi registrado a 19,3 km de profundidade, condição que favorece a formação de tsunamis.
Na Rússia, ondas de até 4 metros já foram observadas na costa de Kamtchatka, e parte da população foi retirada de áreas de risco. O governo confirmou feridos leves e danos em diferentes pontos, incluindo um aeroporto.
O alerta se estendeu a outros países. No Havaí, ondas atingiram a costa durante a madrugada, voos foram cancelados e o comércio foi suspenso.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu avisos para regiões costeiras do Japão, Havaí, Rússia e partes do continente americano, incluindo México, Chile e Equador.