Fabiano Borré, sócio-fundador e CEO da Vinícola UVVA, na Chapada Diamantina, será oficialmente reconhecido como Cidadão Baiano em cerimônia marcada para o dia 18 de agosto, data em que celebra seu aniversário. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, ressalta a conexão do empresário gaúcho com o estado e sua contribuição para a cultura, turismo e economia regionais.
Natural do Rio Grande do Sul e com raízes familiares no agronegócio, Borré se tornou um baiano ainda criança, após sua família investir na Fazenda Progresso, em Mucugê, na Chapada Diamantina, onde produzem ainda batatas e café. Ele está à frente também da UVVA, vinícola inaugurada oficialmente em março de 2022, com mais de 5 mil m² de área construída, empregando centenas de colaboradores em setores que vão da produção à administração e turismo.
O empresário é reconhecido pelo seu pioneirismo e pela inovação na vitivinicultura nordestina. A UVVA foi um dos principais vetores de projeção dos vinhos baianos no cenário nacional e internacional, conquistando mais de 25 prêmios em apenas dois anos de atividade.
A vinícola combina arquitetura moderna com rotação sustentável, turismo gastronômico, tours, restaurante e exposições de arte, ressaltando elementos da cultura nordestina e do espírito acolhedor dos baianos, promovendo experiências exclusivas na enogastronomia e turismo.