O governo dos Estados Unidos estuda impor restrições à concessão de vistos para brasileiros no período da Copa do Mundo de 2026. A medida, segundo apuração do jornalista Lourival Sant’Anna, da CNN Brasil, estaria relacionada ao aumento das tensões comerciais e diplomáticas entre Washington e Brasília.
De acordo com Sant’Anna, a administração do presidente Donald Trump considera que a limitação de vistos teria forte repercussão na opinião pública brasileira, pressionando o governo federal. Serão 11 sedes em território norte-americano.
Além disso, o jornalista aponta que senadores brasileiros que estiveram recentemente em missão oficial nos EUA receberam autorizações de entrada mais limitadas, com prazos de estadia reduzidos.
Ainda segundo a apuração, a Casa Branca avalia que uma eventual retaliação por parte do Brasil, em nível diplomático, poderia incluir medidas contra a embaixada dos EUA em Brasília.
Como contrapartida, Washington cogita a retirada das credenciais da embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, o que levaria ao seu retorno ao Brasil.
A Copa do Mundo de 2026 será sediada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Nos EUA, os jogos acontecerão em Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York-Nova Jersey, São Francisco e Seattle.
No México, as sedes serão Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. No Canadá, Toronto e Vancouver receberão partidas.