Localizada em São João da Boa Vista, no interior paulista, a fazenda da atriz Giovanna Lancellotti deixou de ser apenas um refúgio familiar e cenário do seu casamento com Gabriel David para ganhar um novo propósito: se tornar uma vinícola. O projeto, que vinha sendo planejado há anos, começou a tomar forma após a pandemia e já deu os primeiros frutos com o lançamento do primeiro rótulo da família.
Em entrevista ao jornal Extra, Giovanna explicou que o interesse pela vitivinicultura surgiu bem antes da ideia de empreender estar atrelada à sua carreira artística. “A vinícola era um plano que eu já tinha na minha vida e na da minha mãe, independentemente da minha carreira como atriz. Na minha família, a gente sempre gostou de degustar vinho. E temos nosso sítio na região da Serra da Mantiqueira, que tem um solo muito fértil e é uma área rica também em pequenos produtores”, afirmou.
Ao lado da mãe, do padrasto e da irmã, a atriz acompanhou todas as etapas do processo — do plantio das uvas até a colheita e engarrafamento. A família escolheu trabalhar com a variedade Syrah para a produção de um vinho tinto seco.
O projeto ganhou força após o fim das restrições sanitárias. A atriz contou que se inspiraram em outros produtores locais da Serra da Mantiqueira que já vinham obtendo sucesso com alimentos e bebidas artesanais da região.
“A gente foi vendo justamente esses pequenos produtores da região com queijos, vinhos, azeites de altíssima qualidade, dando certo. Sabendo que estávamos na mesma terra, a gente aproveitou”, explicou.
O primeiro vinho da vinícola foi servido no casamento de Giovanna, realizado na própria fazenda. A recepção dos convidados, segundo ela, foi bastante positiva. “A primeira safra eu servi no meu casamento e é um vinho delicioso”, celebrou.