Salvador deu mais um passo no avanço das políticas de sustentabilidade. A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (28) o projeto-piloto Roda, iniciativa pioneira de coleta seletiva no Centro Histórico que ocorrerá porta a porta, com disponibilização de agendamento digital e uso de veículo elétrico. A ação, desenvolvida em parceria com a startup Solos e o programa internacional Urban Ocean, tem como objetivo colocar em prática um novo modelo de reciclagem urbana pelos próximos cinco meses.
Durante a apresentação do projeto, o prefeito Bruno Reis destacou que este é mais uma medida do município para estimular o reaproveitamento de resíduos recicláveis. “Este é um projeto-piloto aqui no Centro Histórico, algo pioneiro e inédito, no Brasil, onde, através de uma plataforma, a população vai poder agendar o horário para a coleta do material na porta da própria casa. Essa iniciativa também é uma forma de conscientizarmos a população da necessidade de separar o lixo do resíduo reciclável, dando a nossa contribuição ambiental”, afirmou.
O prefeito acrescentou que a ideia é transformar o Centro Histórico num distrito de inovação e referência em sustentabilidade. Além disso, o Roda vai proporcionar mais economia de recursos públicos, uma vez que a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré, contratada via licitação, passará a fazer a coleta na região.
“É um projeto que se tornará mais um case de sucesso, que em breve estará sendo copiado por diversas cidades e que vai consolidar Salvador como exemplo para o Brasil e para o mundo de uma cidade sustentável”, completou Reis. A expectativa é que o projeto-piloto sirva como base para a expansão do modelo a outras localidades de Salvador.
Ele lembrou ainda que neste ano a Prefeitura lançou o Recicla Salvador, com 20 pontos espalhados em diversos bairros, pelo qual a população leva materiais para serem reciclados em troca de alimentos e pontos que podem ser revertidos em descontos, seja em cursos ou em estabelecimentos comerciais.
Funcionamento
O Roda conta com apoio da Limpurb e será conduzido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal. Na prática, os moradores do Centro Histórico poderão agendar as coletas de materiais como plástico, vidro, alumínio, ferro, papel e papelão, por meio do link alimentesolos.rds.land/roda-salvador e pelo número de WhatsApp (71) 99957-8803. A Crun, por sua vez, fará uso de um triciclo elétrico para fazer o recolhimento, o que vai evitar a emissão de CO2 na atmosfera durante a operação.
Com coletas ocorrendo de segunda a sexta-feira, a área de abrangência do projeto será Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua da Mouraria e Avenida Joana Angélica.
O secretário da Secis, Ivan Euler, afirmou que a escolha pela região foi estratégica pela complexidade socioeconômica, a diversidade de imóveis e a forte atuação dos catadores autônomos. Ele também chamou atenção para a importância da separação correta dos resíduos.
“O material precisa estar limpo. Se chegar contaminado, com restos de alimento, por exemplo, pode ser descartado na cooperativa e não ser reciclado. Vamos fazer essa orientação com todos os participantes”, assegurou. Através do WhatsApp, o cidadão terá uma equipe dedicada a esclarecer dúvidas e receber sugestões. Conteúdos de educação ambiental também serão compartilhados com os usuários.
Ainda segundo Euler, a coleta seletiva é extremamente importante para o enfrentamento das mudanças climáticas. “Os resíduos emitem gases de efeito estufa e, se jogados inadequadamente no solo, acabam poluindo rios, mares, além de entupir bueiros. Então, é necessário haver essa conscientização por parte da população em separar esses resíduos, fazendo com que as indústrias os reaproveitem e os façam voltar para a cadeia produtiva”, acrescentou.