Francisco Gil, de 30 anos de idade, falou sobre a mãe, Preta Gil, em missa que aconteceu em homenagem à cantora, na noite desta segunda-feira (28), na Paróquia Santa Mônica, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. A cantora morreu no dia 20 de julho, nos Estados Unidos, durante nova fase de tratamento contra um câncer colorretal, descoberto no início de 2023.
“Legado de poesia, de amor, de uma obra em forma de vida, isso a gente sabe bem”, disse ele em entrevista à imprensa, mas frisando que Preta deixou outra mensagem importante: ter conscientizado a importância da prevenção e tratamento contra o câncer. “O legado está aí. O que ela já vinha fazendo com conhecimento maior com relação à doença, às prevenções, a tudo com relação à informação. Mais uma vez, sendo um instrumento de poder, de amplificar aquilo que ela acreditava e, neste caso, com relação à doença.”
“Durante a doença foi muito importante tudo que ela fez, como ela trazia essa informação, como ela se colocava. Lembro bem quando ela soube da bolsa [de ostomia], de cara ela já imaginou como ia empoderar pessoas que também estavam nessa situação. ‘Com certeza vou postar foto de biquíni pra todo mundo ver’. E isso faz parte. nesse momento, é o legado que mais me orgulha, como ela está salvando vidas, mais uma vez através dessa força, dessa presença dela”, ainda disse Fran, visivelmente emocionado.
Ele ainda falou como o velório e o cortejo da cantora, na última sexta (25), que reuniu centenas de fãs, familiares e amigos, mostrou como o Brasil tinha um amor genuíno por Preta.
Veja vídeo: