Exclusivo! Prefeitura de Salvador confirma samba como tema oficial do Carnaval 2026

Exclusivo! Prefeitura de Salvador confirma samba como tema oficial do Carnaval 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 28/07/2025 às 15:02 / Leia em 3 minutos

De acordo com informações exclusivas obtidas pelo Alô Alô Bahia, a Prefeitura de Salvador já definiu o tema do Carnaval 2026:  “110 Anos de Samba”. A celebração vai homenagear o ritmo que é símbolo nacional e terá uma programação especial com ações culturais, campanhas temáticas e parcerias com artistas, escolas de samba, blocos afros e comunidades tradicionais.

A escolha remete ao marco histórico da primeira gravação de um samba no Brasil, em 1916, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida. Mais do que um gênero musical, o samba é um símbolo de resistência, ancestralidade e identidade afro-brasileira, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2007.

“Salvador sempre foi um ponto de partida para a cultura brasileira. Em 2026, vamos celebrar o samba com a grandeza de quem reconhece suas raízes”, declarou o prefeito Bruno Reis, ao ser procurado pelo Alô Alô Bahia.

Ana Paula Matos e Bruno Reis

“Celebrar os 110 anos do samba é reconhecer a sabedoria das comunidades que mantêm viva essa herança. O samba nasceu aqui, nas rodas e terreiros da Bahia”, reforçou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

“O samba conecta passado e presente da cultura popular. Salvador reafirma seu protagonismo como território de cultura viva”, completou Isaac Edington, presidente da Saltur.

A campanha oficial será lançada ainda este ano e contará com intervenções urbanas, conteúdos digitais e curadorias sobre as diversas vertentes do samba — como o samba de roda, samba-reggae, pagode, samba-enredo e o próprio axé, que também tem raízes no gênero.

Isaac Edington, Bruno Reis e Ana Paula Matos

 🌍 Samba: um legado baiano e brasileiro

Embora a gravação de Pelo Telefone tenha ocorrido no Rio de Janeiro, o samba é fruto da diáspora africana no Brasil — com origem nas manifestações culturais negras da Bahia e do Recôncavo Baiano, como as chulas, lundus, batuques e toques de candomblé. Foi a migração de baianos para o Sudeste, especialmente de mulheres como Tia Ciata, que ajudou a consolidar o samba no cenário urbano carioca.

Em 2026, Salvador — onde o samba de roda ecoa dos terreiros aos trios elétricos — promete fazer do Carnaval uma verdadeira celebração da história, resistência e musicalidade que moldam a identidade do povo brasileiro.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia