Estudantes baianas criam copos biodegradáveis à base de papel reciclado

Estudantes baianas criam copos biodegradáveis à base de papel reciclado

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia / Kirk Moreno

Secti BA

Publicado em 28/07/2025 às 12:14 / Leia em 2 minutos

Um grupo de alunas do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, localizado em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, desenvolveu uma solução sustentável para o descarte de papel em ambientes escolares: copos biodegradáveis feitos com papel reciclado. A iniciativa, batizada de Ecovisionárias, conta com a orientação das professoras Dulcinéia Ferreira e Nilva Araújo, e tem apoio da Secretaria da Educação do Estado.

A ideia surgiu diante do grande volume de papel descartado na escola. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), materiais recicláveis secos representaram 33,6% dos 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos nos anos de 2020 e 2021. Dentre esses, 10,4% – o equivalente a 8,57 milhões de toneladas – correspondem a papel e papelão.

Copo reciclado foi criado por estudantes do sudoeste baiano.

“A ideia do projeto vai além da reutilização dos resíduos, representa uma mudança de mentalidade no ambiente escolar”, afirma a professora Nilva Araújo.

Segundo Fernanda Gabriela, uma das estudantes envolvidas, o processo de produção dos copos inclui etapas como coleta e separação dos papéis, higienização, trituração, moldagem e secagem. Para garantir a impermeabilidade, os copos recebem um revestimento feito com ceras naturais, como a de abelha ou de origem vegetal.

“Essa metodologia, além de acessível, demonstra que soluções ecológicas podem ser aplicadas com criatividade e baixo custo, desde que haja engajamento e orientação adequados”, explica a aluna.

A professora Nilva destaca ainda que o projeto dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nossa iniciativa não aborda somente um problema específico de resíduos na escola, mas também exemplifica, de maneira prática, como instituições educacionais podem contribuir para a concretização dos ODS”.

Participam do projeto as estudantes Ana Luiza Menezes Oliveira, Bruna Dayssy de Souza Lima, Camila Souza Miranda, Fernanda Gabriela, Kawany Beatriz Sena de Amorim, Mariana Araújo Macêdo e Sofia Lima Alves.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia