O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (28), da inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
O empreendimento passa a integrar o maior parque de geração a gás natural da América Latina, com capacidade instalada de 3 gigawatts (GW).

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Com investimento de R$ 7 bilhões, a GNA II tem capacidade para gerar 1,7 GW, o equivalente a cerca de 10% da produção a gás natural da matriz elétrica brasileira. Segundo o Governo Federal, a usina tem potência para abastecer até 8 milhões de residências com energia segura e confiável.
O projeto foi selecionado como estratégico no Novo PAC, programa de aceleração do crescimento coordenado pelo Planalto.
A cerimônia contou com a presença dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes) e Márcia Lopes (Mulheres), além de autoridades locais e estaduais.
Transição energética
Durante as obras da usina, foram gerados cerca de 10 mil empregos, com cursos de qualificação gratuitos. A planta opera em ciclo combinado, com eficiência superior a 60% e capacidade para operar com até 50% de hidrogênio, reforçando seu papel na transição energética. Quase toda a água utilizada na operação é proveniente do mar, o que evita o impacto sobre recursos hídricos.
A GNA II conta com quatro turbinas geradoras – três a gás e uma a vapor – e cerca de 35% da energia produzida (572 MW) é gerada sem consumo adicional de combustível, graças à tecnologia adotada.
Somadas, as usinas GNA I e GNA II representam um investimento total de R$ 12 bilhões, com capacidade conjunta para abastecer 14 milhões de residências. Juntas, geraram mais de 22 mil empregos diretos ao longo das obras.

Foto: Ricardo Stuckert/PR