Uma comitiva de senadores brasileiros já está em Washington, nos Estados Unidos, onde tenta negociar a suspensão ou o adiamento do chamado “tarifaço” anunciado pelo ex-presidente americano Donald Trump contra produtos do Brasil. O grupo realizou, neste sábado (26), sua primeira reunião preparatória na capital americana.
Participaram do encontro os senadores Teresa Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL). Outros três parlamentares — Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) — devem se juntar à missão neste domingo (27).
A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Senado e é coordenada por Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa. Segundo ele, “a preparação é fundamental para garantir uma atuação coesa, institucional e estratégica em nome do Brasil”.
A agenda oficial da missão começa na manhã de segunda-feira (28), com reuniões na Embaixada do Brasil em Washington. À tarde, os senadores participam de encontro na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde devem dialogar com representantes do setor empresarial americano e membros do Brazil-U.S. Business Council.
O grupo busca reverter — ou ao menos adiar — a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras anunciada por Trump no início do mês. O ex-presidente norte-americano relacionou a medida à ação penal em que Jair Bolsonaro é réu no Brasil.